• Blog
  • Como o ciclo menstrual afeta o humor?

Como o ciclo menstrual afeta o humor?

27 Mar

¡Hola! Me llamo Anel Martínez y soy neurosexóloga. Con más de 10 años de experiencia como sexóloga y experta en salud mental, mi enfoque se centra en ti de manera personalizada. Mi pasión por el bienestar se refleja en la diversidad de técnicas que empleo, y más allá de la terapia cognitivo-conductual, utilizo herramientas como la terapia..

Saber como seu ciclo menstrual afeta suas emoções é fundamental para aprender mais sobre você. ▷ Ensinamos você a lidar com suas emoções em cada etapa do seu ciclo.

Quantas vezes você já ouviu frases como estou exausta, acho que minha menstruação está chegando? Isso nada mais é do que uma forma de expressar o desconforto que aparece quando o ciclo menstrual atinge seu ponto mais crítico. No entanto, para começar, é bom esclarecer que tudo depende do nível de hormônios sexuais e como isso está sujeito a flutuações muito acentuadas dependendo de cada mulher.

 

Isso acontece porque nas mulheres, durante o período que vai da primeira menstruação à menopausa, o nível de hormônios sexuais está sujeito a alterações frequentes e que, nas mulheres mais suscetíveis, desencadeiam uma desregulação afetiva.

 

Esta é uma combinação de vulnerabilidade emocional e incapacidade de modular respostas emocionais, incluindo: irritabilidade, raiva, tristeza, ansiedade e incapacidade de sentir prazer ou interesse em atividades normalmente consideradas agradável, como comida ou sexo.

 

Para tratar isso, é preciso saber como funcionam os processos hormonais femininos e quais são as melhores alternativas para lidar com esse processo natural mágico, mas que às vezes pode causar sérias dores de cabeça para a mulher e aqueles mais próximos a ela.

 

Compreendendo o ciclo menstrual para entender como ele afeta o humor

A menstruação é vivenciada por muitas mulheres como a pior época do mês, em parte porque muitas são ensinado, e em parte por experiência direta.

 

Entretanto, as mudanças sofridas pelo corpo feminino fazem parte de um ciclo natural dividido em fases. Entender quais estados emocionais prevalecem em cada um deles o ajudará a seguir o ciclo e não apenas considerá-lo como uma queda no seu bem-estar mensal.

 

Além da menstruação -a fase mais conhecida e óbvia e à qual o mercado dedica mais atenção- há também a fase folicular, a fase de ovulação e o lúteo.

 

Lembre-se de que esta é uma oportunidade para conhecer seu corpo. Tente deixar de lado a visão negativa do ciclo menstrual e aproveite isso como uma oportunidade de se conectar consigo mesma, de ter consciência do seu corpo e da sua mente.

 

 

As diferentes fases

Existem 3 fases do ciclo menstrual. Cada um deles é caracterizado por uma produção específica de hormônios e neurotransmissores. Graças a isso, você pode saber o que esperar em cada uma das fases. O ciclo começa no primeiro dia de menstruação, ou sangramento, e termina no dia anterior ao próximo sangramento. No entanto, sendo variável, pode durar de 21 a 35 dias.

 

Lembre-se de que as fases do ciclo afetam o humor e o comportamento. Durante a menstruação, por exemplo, a diminuição do estrogênio afeta a excitabilidade do sistema nervoso. Também aumenta os níveis de certos neurotransmissores, como encefalinas, endorfinas e serotonina.

 

A diminuição do estrogênio também causa uma queda nos níveis de estradiol, o hormônio que influencia o desejo sexual. Também diminui a progesterona, interferindo na produção de outros hormônios antiestresse, o que afeta a tensão e a irritabilidade.

 

O que fazer? Você pode aproveitar isso para se concentrar em si mesmo. É um período que incentiva a introspecção. Algumas atividades, como escrever, tendem a ser mais fáceis e suaves. Também é um bom momento para tomar aquelas decisões que exigem análise e calma.

Fase folicular

A duração da fase folicular varia de uma mulher para outra. Também depende do desenvolvimento dos folículos ovarianos. Começa no primeiro dia da menstruação e termina com o desenvolvimento do óvulo. Durante esta fase, são produzidos os hormônios luteinizantes e folículo-estimulantes, que geram o estrogênio.

 

A quantidade de estrogênio aumenta progressivamente, especialmente estradiol. Isso se traduz, em nível bioquímico, em um aumento de neurotransmissores como encefalinas, endorfinas e serotonina. Por volta do décimo primeiro dia, as áreas associadas aos mecanismos de recompensa são ativadas.

 

O que acontece no nível biológico se reflete no nível emocional. Nesta fase aumenta a sensação de felicidade e desejo sexual. Além disso, o aumento dos níveis de estradiol fornece força e energia.

 

Muitas mulheres relatam que se sentem muito melhor nessa época do mês, tanto física quanto mentalmente, sentindo alívio, euforia e até aumento do desejo sexual.De fato, se a progesterona é o hormônio que está ligado à queda da libido, o estrogênio é seu inimigo e nesta fase está em seu pico

Fase de ovulação

A próxima fase da o ciclo menstrual é a ovulação. Quando o ovo termina seu processo de maturação, a glândula pituitária provoca um aumento nos hormônios luteinizantes, que são responsáveis ​​pela ovulação. O óvulo pode ser fertilizado por um espermatozóide em um período de 12 a 36 horas.

 

Se ocorrer fertilização, uma gravidez resultará. Caso contrário, a menstruação ocorrerá.

 

Nesta fase, o estrogênio aumenta e são produzidas enzimas que permitem que o tecido folicular se desfaça. Isso faz com que o óvulo amadureça e seja liberado. Nesta fase, o desejo sexual e a energia aumentam graças ao aumento do estrogênio combinado com a influência da ocitocina e da serotonina.

 

No entanto, infelizmente, a fase de ovulação não é apenas caracterizada por altos níveis de energia e um forte desejo sexual, mas também é o momento em que muitas mulheres experimentam acne ou, pelo menos, , a fase durante a qual aparecem espinhas, geralmente na mesma área.

Fase lútea

A última fase do ciclo é a fase lútea. Após a ovulação, o corpo lúteo se desprende. Se o óvulo não for fertilizado, o corpo lúteo para de produzir progesterona e o revestimento do útero é eliminado pela menstruação.

 

Uma semana antes da menstruação, a produção de estrogênio e progesterona diminui. A síndrome pré-menstrual (sobre a qual você aprenderá mais tarde) geralmente ocorre. Aproveite esse momento para se aproximar da sua paz interior, mimar-se e entender o processo pelo qual está passando.

 

Neste período, a paciência desempenha um papel fundamental, pois você deve ser paciente com as pessoas ao seu redor e, ao mesmo tempo, estar disposto a se dar um espaço. Não há nada de errado em exigir um pouco de privacidade e compreensão.

 

 

Mudanças de humor devido ao ciclo menstrual

Mudanças hormonais afetarão seu humor. Os hormônios, de fato, afetam o equilíbrio químico do cérebro, portanto, indiretamente, também o estado mental. Os processos hormonais são algo que os homens nem imaginam!

Lembre-se que a fase folicular é uma oportunidade imperdível para iniciar um projeto. Graças à ativação dos sistemas de recompensa, esta fase incentiva o planejamento e o alcance de metas. Neste ponto do ciclo, será mais fácil sentir que seus esforços valeram a pena.

 

A ovulação é o momento certo para a procriação, ou seja, quando há mais chances de engravidar. Para aproveitar essa fase, você pode se concentrar na criação, não apenas no sentido literal.

 

Por exemplo, você pode usar toda a sua energia em projetos criativos, pois isso o ajudará a se mover melhor. Mas também compartilhe, dê amor e apoio às pessoas importantes para você. Ao fazer isso, você nutre seus objetivos, cria empatia e compartilha.

Então, a perturbação do humor está presente apenas por um determinado período de tempo, durante a fase lútea do ciclo menstrual. Os sintomas aparecem 1 ou 2 semanas antes da menstruação eremitem completamente com o início da mesma.

 

Síndrome pré-menstrual, onde está no ciclo menstrual e como isso afeta o humor?

A maioria das mulheres ao longo de suas vidas experimenta Sintomas da TPM nas semanas que antecederam o fluxo menstrual. A prevalência pontual da síndrome pré-menstrual seria entre 20 e 30% aproximadamente. Os sintomas não são exatamente os mesmos em todas as mulheres e mesmo na mesma mulher podem variar de um ciclo para outro.

 

Os sintomas, tanto físicos quanto emocionais, ocorrem ciclicamente antes da menstruação e diminuem ou desaparecem com ela. Os sintomas mais comuns da TPM incluem:

  • Mudanças de humor.
  • Agitação, ansiedade ou irritabilidade.
  • Sensibilidade da mama.
  • Fadiga ou dificuldade para dormir.
  • Inchaço ou dor na barriga.
  • Dores de cabeça.
  • Mudanças no apetite e desejo sexual.

A prevalência muito alta de queixas pré-menstruais leves não deve esconder o fato de que mulheres em idade fértil podem sofrer de uma variante grave dessa condição, o que pode levar a uma redução drástica na qualidade de vida e possivelmente um risco aumentado de desenvolver outros transtornos do humor

 

Quais são as causas? < p>As razões para o aparecimento da TPM são ainda não totalmente compreendidos. Embora os especialistas digam que pode haver flutuações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual, e algumas mulheres podem ser mais sensíveis a essas mudanças do que outras, a razão para diferentes suscetibilidades individuais permanece incerta.

 

A intensidade dos sintomas pré-menstruais varia de leve a grave e às vezes aparecem até sintomas incapacitantes (casos de disforia). Portanto, é necessário que você tenha um controle ginecológico assim que sua primeira menstruação aparecer (até antes).

 

Embora você esteja passando por uma tempestade emocional, você também pode aproveitar essa fase. Como? É o momento ideal para liberar as cargas emocionais. Expressar pensamentos e sentimentos ajuda você a se sentir menos tenso. A fase lútea é uma grande oportunidade de deixar ir o que não é bom para você.

 

Disforia pré-menstrual

Os termos "síndrome pré-menstrual" e "tensão pré-menstruais" são frequentemente usados, mas mal definidos. Na verdade, uma mulher diagnosticada com TPM ou TPM pode experimentar apenas sintomas somáticos ou mentais.

 

Em contraste, o termo "disforia pré-menstrual" geralmente implica que os sintomas de humor - como irritabilidade, depressão e retraimento emocional - são proeminentes e que a condição é tão grave que afeta significativamente o trabalho, as atividades sociais ou as relações com os outros.

 

Os sintomas comuns dessa disforia são os seguintes (lembre-se de que sua intensidade é muito mais grave):

  • Diminuição do interesse no habitual atividades (por exemplo, trabalho, escola, amigos, hobbies).
  • Dificuldade de concentração subjetiva.
  • Fadiga facilmente ou falta de energia.
  • Uma mudança no apetite, comer demais ou um forte desejo por alimentos específicos.
  • Hipersonia ou insônia.
  • Sentimentos de estar sobrecarregado ou fora de controle.
  • Sintomas físicos, como dor ou sensibilidade nos seios, dores nas articulações ou nos músculos, sensação de "inchaço" ou ganho de peso.

Nem todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo, nem em todas as mulheres. Portanto, o diagnóstico e o tratamento são influenciados por fatores como: idade, peso, estilo de vida, história clínica, antecedentes genéticos, etc.

Como lidar com problemas menstruais e suas mudanças de humor

Um grande número de tratamentos foram tentados para esses estados complicados que você pode sofrer em sua vida fértil. Estes incluem tratamentos hormonais e tratamentos psicológicos (desde controle de estresse até psicoterapia formal, predominantemente de orientação cognitivo-comportamental).

 

Tratamentos físicos (por exemplo, ioga e exercícios aeróbicos) também são altamente recomendados. Da mesma forma, você pode tentar tomar minerais (como cálcio), suplementos nutricionais (vitaminas, ácidos graxos, ômega-3), suplementos vegetais ( Ginkgo biloba, Crocus sativus) e, por último, medicamentos antidepressivos.

 

Como cada mulher é diferente, é melhor ter um controle rigoroso com um especialista de sua confiança. Dessa forma, um monitoramento preciso e um diagnóstico muito mais bem-sucedido podem ser realizados. Ao mesmo tempo, é imperativo que você tente acompanhar seu ciclo da maneira mais disciplinada possível.

 

Por outro lado, é bom apontar outras formas de controle para combater os sintomas físicos e emocionais quando chega a menstruação, como a restrição de sal e cafeína, além de tomar medicamentos anti-inflamatórios.

Mesmo o desejo por doces, especialmente chocolate, não é apenas um mito: é o seu corpo que lhe pede para dar serotonina, e onde encontrá-la, se não no mais famoso de todos os alimentos de conforto para a maioria das mulheres?

Em muitos casos, uma simples mudança no estilo de vida é suficiente, mesmo que sejam necessárias terapias farmacológicas sintomáticas e hormonais Observar as emoções é decisivo , pois há maior risco de desenvolver uma síndrome depressiva (por isso, justamente, as mulheres são mais sensíveis a esse tipo de patologia emocional).

Cuidado com o risco de depressão

A depressão é mais comum em mulheres do que em homens. Na maioria das mulheres em risco de depressão, a gravidade dos sintomasaumenta na fase pré-menstrual do ciclo. De fato, a diferença na frequência de depressão entre os sexos começa na adolescência e se mantém ao longo da vida com picos no pós-parto e na pré-menopausa.

 

Entre a grande variedade de sintomas (incluindo ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, ansiedade e distúrbios do sono) que as mulheres comumente experimentam durante o período de transição da menopausa, encontram-se depressão, depressão e humor instável ou baixo.Por isso, se você é maior de idade, é necessário tomar muitas precauções com seu estado emocional.

 

 

Recomendações gerais para tirar o ciclo menstrual em mudanças de humor

Agora que você sabe em detalhes o que é o que acontece em o ciclo menstrual, é necessário que você não se esqueça das principais orientações para entender melhor como seu corpo funciona física e emocionalmente.

  • Primeiro, lembre-se de que você pode aprender como aproveitar cada uma das fasessem deixar que elas influenciem negativamente sua vida. É uma questão de observação e paciência.
  • Estrogênio e progesterona são os principais impulsionadores de tudo o que acontece com seu corpo durante a menstruação, desde a regulação do metabolismo até a modulação do humor.
  • Cada uma das fases do ciclo menstrual se manifesta através do corpo e da mente.
  • Tente ver a fase folicular como um momento de reflexão e decisão, a ovulação como uma expressão e a fase lútea como um momento catártico.
  • Energia é o que prevalece durante a fase de ovulação: ideias e projetos florescem, você quer sair e socializar mais, então é um momento perfeito para fazer contatos e fazer planos. Você se sente ensolarado, otimista e atraente.
  • O aparecimento de transtorno disfórico pré-menstrual deve ser tratado adequadamente.
  • Quando o transtorno interfere nas atividades profissionais, familiares e sociais, significa que as alterações hormonais durante o ciclo atingem níveis excessivos.
  • Um estilo de vida saudável (incluindo exercícios regulares, adoção de uma dieta saudável e equilibrada, sono adequado, abster-se de fumar e evitar o consumo excessivo de álcool) são úteis para o tratamento da síndrome pré-menstrual.
  • Reduzir o estresse através da prática de ioga ou meditação e o uso de medicação sintomática para automedicação em caso de dor também são altamente recomendados.
  • Se você tem um parceiro, lembre-se de que a comunicação é a melhor ferramenta para entender e ajudar um ao outro nos momentos de maior tensão no ambiente.

Finalmente, você não deve esquecer de visitar seu médico especialista pelo menos 2 vezes por ano. Dessa forma, você pode controlar melhor seu humor e entender completamente seu corpo durante o ciclo menstrual.

.


Você não pode perder...

Deixe um comentário

COMPARTIR